
Título 1
MEDICINA DO TRABALHO
EXAMES ADMISSIONAIS
Este exame deve ser realizado antes que os colaboradores iniciem suas atividades na empresa. Mesmo que suas atividades não ofereçam riscos à sua saúde. Neste primeiro exame, o médico avaliará todo o histórico de saúde do colaborador. O objetivo é identificar possíveis doenças, tratamentos em andamento e suas condições para ser submetido ao novo trabalho. Ao final do exame, será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Este é o documento que comprova que o colaborador está apto a iniciar suas atividades na organização.
Além de identificar o quão apto seu novo colaborador está para o trabalho, o ASO também é importante para evitar que ele alegue ter contraído qualquer tipo de doença no ambiente de trabalho caso abra processo contra a empresa, por exemplo. Com o ASO a empresa está protegida deste risco. Isto porque ele comprova que o colaborador estava em perfeito estado para o início de suas atividades.
EXAMES DEMISSIONAIS
No exame demissional, o exame clínico deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 135 (centro e trinta e cinco) dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 (noventa) dias, para as organizações graus de risco 3 e 4.
EXAMES PERIÓDICOS
Ser realizado de acordo com os seguintes intervalos:
a) para empregados expostos a riscos ocupacionais identificados e classificados no PGR e para portadores de doenças crônicas que aumentem a susceptibilidade a tais riscos:
1. a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico responsável;
2. de acordo com a periodicidade especificada no Anexo IV desta Norma, relativo a empregados expostos a condições hiperbáricas;
b) para os demais empregados, o exame clínico deve ser realizado a cada dois anos.
EXAME DE MUDANÇA DE RISCOS OCUPACIONAIS
O exame de mudança de risco ocupacional deve, obrigatoriamente, ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
EXAME DE RETORNO AO TRABALHOo exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
7.5.9.1 No exame de retorno ao trabalho, a avaliação médica deve definir a necessidade de retorno gradativo ao trabalho.
EXAMES COMPLEMENTARES
Os exames complementares são necessários quando o médico responsável identifica a necessidade de analisar e estudar com outros exames mais a fundo as condições de seu colaborador, principalmente quando sua atividade apresentar riscos ou estipulados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Alguns exemplos de exames complementares:
Audiometria: Exame realizado para verificar possíveis falhas ou perdas de audição.
Radiografias: O médico estipulará o tipo de radiografia mais indicada para determinada função, a fim de avaliar a estrutura interna do corpo.
Espirometria: Geralmente utilizado para colaboradores que ficarão expostos a poeira. Irá mensurar e identificar possíveis problemas de saúde em seus pulmões, antes de iniciar suas atividades que possam agravar o problema.
Veja a lista completa de exames complementares oferecido pela empresa: