Título 1
ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Ergonomia designa um conjunto de disciplinas que estudam a organização nos trabalhos que existam interações entre seres humanos e máquinas. O seu principal objetivo é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho utilizando formas eficientes e seguras de desempenhar suas funções, mantendo o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, o aumento da produtividade da
empresa.
Segundo a legislação trabalhista brasileira, em especial a Norma Regulamentadora no 17 (Portaria no 3751/1990 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE), cabe ao empregador a realização da análise ergonômica do trabalho. Tal medida visa a avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a qual inclui aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
Esta avaliação é realizada inloco em cada unidade do cliente por profissionais MAXIPAS e desenvolvida por equipe de ergonomistas. Após desenvolvimento é enviado ao cliente relatório com análise e sugestões de melhorias para os ambientes, deixando assim a sua empresa de acordo com a legislação trabalhista e auxiliando na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e ao esforço repetitivo.
Este serviço tem como metodologia:
-
Análise Global da Empresa;
-
Análise da População de Trabalhadores;
-
Descrição dos Postos de Trabalho e Tarefas Prescritas;
-
Levantamento de dados dos setores de trabalho da empresa.
EMBASAMENTO
NR 17
NR 17 – Anexo I
NR 17 – Anexo II